4.11.09

Ascosansi, fi

Pois é, mizifia, um dia come salmão e no outro acém ou músculo de boi! Não é por nada não, mas você já reparou que tem comida de gente rica e comida de pobre?

Por exemplo... mortadela! "Pobre" come mortaNdela passada na frigideira, depois corta um tomatinho tempera com azeite (daqueles bão), sal e limão coloca no pão francês e manda ver! Gente fina também come mortadela, mas é aquela chique com pedaços de pistache cortada bem fininha e come com talher! Chique demais..

Ao falar "comida de pobre" que associação você faz? Na minha cabeça vem uma série de imagens.. panelona cheia de arroz e na outra feijão, churrasco (espetinho), muito vinagrete e cerveja gelada, sobremesa de gelatina colorida com creme de leite, melancia inteira (dai chama o tio barrigudo pra cortar em pedaços menores pras crianças).

Ontem eu preparei uma comida de "pobre".. fiz picadinho! Picadinho com mandioca!

Comprei músculo (poderia ser acém), tirei o excesso de gordura, temperei com 2 dentes de alho picado, coloquei umas 3 colheres de sopa de shoyo e deixei na geladeira marinando por uma meia horinha. Enquanto isso, coloquei para cozinhar na panela de pressão mandioca.
Depois que a mandioca ficou pronta (não queria que ficasse muito mole), tirei a água e aproveitei pra usar a mesma panela! Coloquei um fiozinho de óleo e fritei a carne. Depois de frita adicionei um litro de água fervente e pra dar uma corzinha no meu prato adicionei uma espirrada de catchup. Deixei cozinhar por bastante tempo, deve ter sido por volta de 1hora e no meu caso como a água estava secando, adiconei mais (fervente, hein?). Quando a carne estava molinha, coloquei a mandioca e pronto! A ideia deste prato veio daqui.

Este prato eu gosto de comer com arroz e uma banana! Tem coisa melhor que comer uma comidinha assim e ainda com uma banana? No caso do pobre, a banana já é a sobremesa!

Brincadeiras à parte.. até em restaurante chique é servido arroz com feijão.. no DOM do Alex Atalla (o PF mais caro do mundo, 36 pila) .. ascosansi, fi.

Bjos, Glau

Ps1: Quando eu era criança eu não tinha fome e dai minha mãe preparava meu lanche pra levar pra escola. Adivinha? Pãozão com mortadela, tomate fatiado bem temperado. Ela cortava o pão no meio pra facilitar na hora de comer, enrolava um guardanapo e pra fechar.. papel alumínio!

Ps2: Ascosansi, fi (fala-se
fi-i). Os amigos do Ale falam muito por aqui. Traduzinho: As coisas são assim, filho!

14 comentários:

Mari disse...

Glau, sou a maior fã de comidinha de pobre do planeta... agora então, q estou comendo por dois, nada me satisfaz mais do q um big prato de arroz, feijão, picadinho e um "zóião" (ovo estalado).... hahah..
Bjãoo,

Mari

Leo Gonçalves disse...

Comida finissima, isso sim. Comida brasileira da boa. Adoro. Deu fome, hehehe.

A União Faz a Vida disse...

Adorei! Sabe o que é bom demais? Pastel de carne, feijão, arroz e couve... rsrsrsrsrs
Beijo, querida.

Glau disse...

Mari, hahah adoro zoião tbém.. e bife acebolado então? com saladinha de alface e tomate! adoro!

Léo, eu vejo seu trabalho e da Bia.. transformam ingredientes "simples" em obras de arte! Babei no quiabo que vcs prepararam!
Esta comidinha é da "boua" mesmo!

Talula, adoro couve com bastante alho! Até salivo só de pensar.. estas comidinhas fazem bem pra alma! bjao

bjos, Glau

Unknown disse...

Adoro banana na comida!
Coisa de pobre, fi!
Esqueceu do EITA! "EITA" povo pra falar EITA, sô!
rsrsrs
Beijinho.

Carolina Andrade disse...

Se um dia eu for favorecida de ter a carteira bem recheada, vou continuar a comer comida de pobre. Espumas, esferas, slices....que nada. Prefiro uma bela carne seca com purê de jerimum. Ueba!! Beijâo

Giselle disse...

Fiquei pensando o que seria ASCOSANSI, FI.... e acredite, que no começo do post achei até que era o nome cientifico do acem...hahahahaha
Chorei de rir agora.
bjos

Claudia disse...

Glau,

Lá em casa era ensopadinho com mandioca, com abóbora, com batata e cenoura quase todos os dias, claro que com arroz e feijão e sempre, mas sempre, com banana.

É meu prato de casa favorito, aquele que faz incorporar uma entidade criança chamada claudinha, uma peste, manhosa, mimada, um terror, criada a base de ensopadinho... Pobre? Que pobre o que nega! Ensopadinho é luxo,

Clau

Fabiana disse...

Eu adoro comida de pobre!
Rico tem muita frescura, sou mais um pãozinho com mortadela.
Picadinho é bom, mesmo, quando faço o meu, faço uma farofinha para acompanhar...hummmmm
bjs

ameixa seca disse...

Mas comida de pobre é muito mais saborosa :) Adoro mandioca mas eu também sou pobre né? Tenho mesmo que gostar he he

Gina disse...

Glau, outro dia publiquei o cajuzinho, um doce que adoro e não troco por nenhum doce dito "fino". E olhe que meu gosto é bem variado. Caco Antibes andou "desmoralizando" o coitado, mas eu e muita gente continua amando o cajuzinho.
A carne ensopadinha fica com muito sabor, não pode faltar na nossa mesa.
Bjs.

Anônimo disse...

Adoro músculo! Nem ligo que seja conhecido como carne de pobre. Tem melhor, né? Nunca comi aipim na comida. Fica gostoso? A cara tá ótima! P.S.: Aipim é como a mandioca é conhecida no ES. Beijo

Gabis disse...

Nossa parece que foi escrito pra mim. Os churrascos e os almoços em família eram deste jeitinho que vc escreveu, e quem cortava a melancia, o meu querido Tio Zécão, e a gelatina então, a Tia Neide que fazia... Muito legal relembrar das coisas boas da nossa vida. Beijos....

Juliana Barros disse...

quer saber de uma coisa? AMO COMIDA DE POBRE!!! rsrsr são as minhas preferidas... principalmente o PF (prato feito). hummmm! Bjs Glau!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin