10.9.09

Risoto de fundo de alcachofra e cadê a Madame na Cozinha?

Definitivamente eu sou uma mulher de fases, de lua... não ando com a mínima vontade de cozinhar! Mentira, vontade eu até tenho (acho que é mais vontade de comer) e confesso que a minha maior alegria desta semana foi abrir o congelador, pegar um saquinho carinhosamente embalado e comer a comidinha feita pela minha mãe. Delícia pelo prato que estava muito bom, delícia pq eu tenho certeza que ela preparou com o maior carinho e delícia porque meu trabalho consistiu em apenas descongelar, esquentar e comer! Maravilha!

Quando eu e o Ale fomos morar juntos, fazia questão de preparar tudinho, mas sempre aceitei de bom grado o feijão feito pela minha mãe e o molho de macarrão da minha sogra, mas eu gostava mesmo de preparar a minha comida! Era uma loucura.. correria doida.. e eu ainda arranjava tempo pra preparar um trilhão de sorvete, bolo, biscoito! Já de pijama e prontinha pra dormir, lembrava do frango e levantava para temperá-lo e deixar marinando pro dia seguinte!

God! Aonde foi parar aquela Glaucia? Mas quer saber? Nem sei se quero encontrá-la.. se ela voltar tenho que sensação que virá também um 'pouco' de ansiedade, agitação, correria e estresse! E isso eu não quero não, muito obrigada!

Mas não é só de marmita de luxo (pq veio de avião) que vive um casal. Ontem a noite preparei um risotinho com fundo de alcachofra. Chique, né? Pra quem não tem vontade de cozinhar, até que fiz bonito! brincadeiras à parte, é um prato rapidíssimo de fazer e fica bem gostoso!

Como muitos sabem, risoto bão leva vinho na preparação. Pergunta se eu tinha em casa? Não tinha e dai lembrei de um risoto que a querida Dani fez... substituindo o vinho por pinga! E porque não experimentar? Coloquei bem pouquinho.. um tiquito de nada.. vai que o álcool não evaporasse. Eu, hein? Beubada comendo risoto seria o fim! :)

Receita de risoto é aquela velha de sempre.

Refoguei uma cebola pequena com 2 dentinhos de alho em uma colher de manteiga. Depois acrescentei o arroz (deve ter sido uma xícara - foi no olhômetro. Sorry!), mexi, acrescentei o tiquitito de pinga e mexi again. Daí numa panela a parte coloquei para ferver 1 litro de água com um tabletinho de caldo de frango (pode ser de legumes também, mas eu nao gosto). Assim que o álcool evaporou, coloquei uma concha do caldo, mexe, evapora, mais uma concha (com o fogo baixo) e assim vai até o arroz ficar ao dente. Desliguei o fogo e acrescentei uma colherada de manteiga e umas 50g de queijo parmesão. O miolinho da alcachofra coloquei na metade do cozimento.

O prato fica com cara pálida, mas fica bom, muito bom!!
Falei muito, né :)

bjos

Ps: não fiquei beubada e se eu não soubesse que tinha pinga na receita, nunca diria!

14 comentários:

Claudia disse...

Glau,

me lembro bem do teu passado recente como super mulher, até eu, um "espécime do gênero Glau", ficava cansada por você! Mas era tudo natural e você curtia tudo com alegria. Eu não diria que aquela fase passou, acho que aquela Glau está aí, mas no momento ocupada com outras coisas mais importantes. Muita coisa mudou na tua vida e você está vivendo as mudanças com muita tranquilidade. Nem todos aguentariam tão bem. Uma hora, sem perceber, volta tudo...

Bj,

Clau

»¤Þ䵣䤫 disse...

Glau esse Risoto esta simplesmente fantásfico! Amei! Parabéns! Esse prato que vc o colocou é lindo! Show! Bjos

Tânia disse...

Taí uma ótima criação....risotto com cachaça...hehehe
Depois que evaporou o álcool, tenho certeza que o prato ficou tão divino quanto a foto!
Bjs

Andrea Dohashi disse...

Querida madame, que lindo seu risoto, e deve ter ficado bão dimais da conta, só! E comidinha de mãe é sempre muito bom! Tenho muitas saudades da minha.
Beijos

Tathyana disse...

Hummmm, acho que vcv ai voltar a cozinhar mais rápido do que imagina. Vou ter altos desejos rssss.

Bjssssssssss

ameixa seca disse...

:)
Se te comida caseirinha congelada, claro que nem dá vontade de cozinhar... dá é muita vontade de comer. Ainda não fiz risotto, não sou dada a arroz mas qualquer dia experimento :)

Renata Grimone disse...

Saudades de você!!!

Sarah disse...

êeeeeeeeeeeee..tava com saudades de suas comidinhas!

Esse negocio de colocar pinga na comida já gerou polêmica!!hahaha

O bom amiga...é alcool...evapora mesmo!

Bjossssss

Iliane disse...

amiga..eu amo rissto sempre..e risoto é uma viagem mesmo..a gente inventa e sempre sai bem!o seu ficou demais..bjus..e otmo começo de semana..li

Renata Barreto disse...

eu me lembro de uma mocinha que ganhou um livro pq logo cedinho preparou cookies de grão de bico! lembra dela????

saudades dela e de vc!!!

bjokas

re

Rosana Midori disse...

Oi Glau
Desculpe, esqueci de te avisar... rs
Ando numa correria louca! Olha só o horário que estou aqui te escrevendo...
Mas o importante é que foi ótimo e adorei td! Ah, e deixei um mimo pra vc com a moça que me atendeu. Obrigada!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Amo tudo com alcachofra, mas no risoto é a combinaçao perfeita, adorei a tua receita!
So' poderei visitar os blogs queridos no dia de 3a feira, por motivo de trabalho e curso que iniciei, ok?!
Bjim com karim
Léia

Espaço Crescer disse...

Que fome!!! Meu estômago "acordou" com esse risoto! Fiquei só imaginando o gostinho dilicia que a cachaça deve ter deixado... Hummm... Te acompanho desde o Madames, agora tenho meu cantinho www.mariapirao.blogspot.com e volta e meia passo por aqui para procurar inspiração. Sempre encontro! Beijos

Gina disse...

Glau, sabe que alcachofras sempre me lembram você? Seja quando compro ou quando fui visitar duas plantações maravilhosas. Pena que cheguei em época fora da florada, que é espetacular.
Bjs.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin