3.9.09

Bolo de laranja

Sinceramente... pra mim não tem recepção melhor que um bolinho fresco e um cafezinho. Para todas as visitas que tenho recebido em casa, sempre que possível, faço questão de preparar um bolinho. Foi assim com minha amiga Tathy*, com a Susu, minha prima e agora com a chegada do meu pai, não poderia fazer diferente.

Preparei um bolo de laranja. Já fazia um bom tempo que eu queria preparar este bolo. Tinha até comprado as laranjas, mas elas viraram um suco. Comprei novamente e desta vez elas foram para o destino certo. O bolo!

A receita veio da querida diva Simone Izumi. O bacana foi que ela preparou este bolo para o pai dela. O pai dela, eu e o meu preferimos um bolinho simples, sem muitas firulas, porém totoso! Aliás, muitas pessoas preferem um bolinho simples, não?

Fiz meia receita porque aqui em casa um bolão fica rodando, rodando até ficar secão e duro. Dá dó de jogar fora! Meia receita fica na medida.

Receita retirada do blog da Si.
Ingredientes:
2 laranjas descascadas em gomos e picadas
3/4 xícara (chá) de óleo de canola
2 ovos – usei 3 ovos pequenos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1.1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó – coloquei 1 colher (chá) de fermento e 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Utilizei uma fôrma de ferro, de diâmetro aproximado 25cms. Unte muito bem com um pincel e margarina e depois polvilhe com farinha de trigo.
Bata no liquidificador os pedaços de laranja, o óleo, os ovos e o açúcar até obter uma mistura homogênea. Verta esse líquido em uma tigela grande e adicione a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato. Misture delicadamente com o auxílio de um fouet até ficar homogêneo.
Despeje a mistura na fôrma e leve para assar por cerca de 45 minutos ou até espetar um palito e este sair seco.
Retire do forno e abafe com um pano de cozinha por cerca de 20 minutos. Só então comece a desenformar com cuidado."

iii, eu pulei esta parte de abafar o bolo e esperar 20 minutos pra desenformar. Eu sou ansiosa e quero desenformar logo pra ver como ficou!

Zoom no bolo! Que é uma delícia..não aguentei e já comi um pedaço.

A caldinha é do meu amigo e Chef Bergamo. Faz assim, misture 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro e 3 colheres de suco de laranja quente. Mexe até ficar homogêneo. Cubrir o bolo e colocar lâminas de amêndoa. Como ele é chique, né?

* um dia a Tathy veio em casa e preparei um bolo de caixinha, mas nao contei pra ninguém!

14 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que lindo, mesmo fantástico!
É dos meu favoritos, de laranja.

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Lindo..deve ter ficado bem saboroso.
beijinhos (*.*)

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

Uhun, claro que já anotei a receita, né?!? Me deu uma saudade do meu pai este post seu... Bjim!

Iliane disse...

ficou lindão o bolo!!alias..bolo de laranja é um dos que amo de paixão...curta bastante o paizão ai..bjus amiga..bom feriado..li

»¤Þ䵣䤫 disse...

Glau tmb axu mtu bacana um cafezinho e um bolinho pras visitas! É uma forma aconchegante de receber! Amei seu bolo! Seu pai tá passando bem hein! Rsrsrs... Bjo

ameixa seca disse...

O meu pai também prefere bolos assim e até sem calda. Ficam muito bons :)

Tathyana disse...

Aiii gostosoooo. Eu AMO bolo simples, não importa de que, e esse de laranja está com uma cara ótima. Maria sem vergonha, pra mim vc faz de caixinha né???? Rssssss mas estava uma delícia. Vc só esqueceu de contar que na sua casa a visita sempre leva uma marmita pra casa, ou será que sou só eu????

Bjssssssssssssss

Fátima disse...

As boas coisas da vida, geralmente são simples. :)

Fátima disse...

As boas coisas da vida, geralmente são simples. :)

Ísis disse...

Ai Glau você é uma fofa, agora todo mundo já sabe do bolo de caixinha hahaha!

O bolinho está com uma cara ótima! hummm! :)

Beijos

Anônimo disse...

Nossa, que bolo lindo.

Fiquei com inveja e hoje prepararei um para meu maridinho também. Obrigada por compartilhar a receita.

Beijos,
Samira

Marcele disse...

Glau! Experimenta por passas na massa. (mas antes, enfarinhe e penere. isso evita que as passas vão para o fundo do tabuleiro). fica especialmente gostoso...
inventei isso qdo tive uma vontade subita de comer panetobe fora de época. como não tinha frutas cristalizadas em casa, foi so a passa mesmo e ficou o must!
experimenta!

Unknown disse...

Pessoal, joguem bolo fora não... qdo ele já estiver durinho, é só fatiá-los passar um pouco de manteiga e levá-los ao forno... eles ficaram torradinhos e deliciosos. Com um café novinho então... huuuum.
beijos pra todas

Andréia de Oliveira disse...

Gla, fiz esse bolinho de laranja hj! ficou muito bom! O desafio foi fazer as amendoas. Eu não tinha em casa as lascas, só as inteiras e com pele. Olhei no google como fazia para deixa-las branquinhas e deu certo :)
Esse bolinho foi pra comemorar, o descobrimento do Brasil, a Páscoa, e a temperatura que melhorou muito por aqui, agora 13 graus :) Feliz!!! Beijos amiga.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin