2.1.09

Quiche de queijo roquefort e crumble de maçãs

Receita postada no Madames dia 26-Nov-08

No feriado recebi visitinha do meu irmão e da trupe toda dele.. e ai ele sendo um bom carnívoro e eu, como uma ótima irmã, tinha pensado em preparar Filet mignon com crosta de parmesão, molho de blue cheese e gateau de batatas, receita do livro Carlota para agradá-lo. Mas ai fui ao supermercado comprar os ingredientes e fiquei completamente chocked com o preço da carne!

Como naquela manhã de feriado eu já havia me aventurado no Mercadão de SP e isto quer dizer que parte do meu décimo terceiro já tinha ido embora (af!) resolvi mudar o que seria servido. Preparei uma quiche de queijo roquefort receita também da Carlota, mas eu mudei algumas cositas... troquei o queijo brie por roquefort (não que eu não goste do Brie, mas pq final de ano está ai e estou preocupadérrima com IPVA, décimo terceiro da minha secretary of the home sweet home, presentinhos, etcetera e tal) .

O lance é o seguinte.. ti vira com aquilo que vc tem na sua geladeira! Não vai deixar de fazer um ranguinho gostoso por não ter determinado ingrediente! E foi isso que eu fiz!

Quiche de queijo brie com damasco
Carla Pernambuco - Balaio de Sabores

Para a massa
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1/2 colher (chá) de açúcar
- 150g de manteiga
- 1/2 colher (sopa) de água gelada
- 1 gema
- 1 colher (sopa) de creme de leite fresco

Recheio
- 1 xícara de creme de leite fresco (não invente de colocar o de caixinha, hein!)
- 1 xícara de leite
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta do reino moída
- 1 pitada de noz-moscada
- 2 xícaras de queijo brie picado (troquei pelo roquefort)
- 1/2 xícara de damasco bem picado (não coloquei pq o povo de casa não curte misturar doce com salgado, mas aqui cairia bem nozes picadas)
- 1/2 xícara de parmesão ralado pra gratinar

Como fazer?
Massa: Junte a farinha, sal, açúcar e adicione a manteiga e com as pontas dos dedos faça uma farofinha. Numa outra vasilha, misture a água, creme de leite e a gema. Acrescente aos secos e sove delicadamente apenas o suficiente para deixar a massa homogênea. Embrulhe em papel filme e coloque para gelar. Após uma meia hora, abra a massa com o auxílio do rolo e forre o fundo de uma forma e as laterais (25cm de diâmetro - em fiz em duas formas menores) e reserve.

Recheio: Espalhe o queijo e o damasco sobre a massa. Misture o creme de leite, leite, ovos, sal, pimenta, noz moscada e espalhe sobre o queijo. Polvilhe com o parmesão e forno pré-aquecido a 180 graus, por volta de 40 minutos está pronto ou até formar uma casquinha dourada.

Biito, né? No forno o recheio dá uma subidinha, mas não vai se animando pq assim que você tira, ele murcha, mas o sabor é incrível! Não desanime não!


De sobremesa eu preparei um Crumble de Maçãs

Crumble de Maçãs com aveia
Fonte: Panelinha, da lindona Rita Lobo

O que você irá precisar?
-1 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos
-100 g de manteiga
-1 colher (sopa) de farinha de trigo
-2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
-1 colher (sopa) de uvas-passas (não coloquei pq não tinha em casa)
-2 colheres (sopa) de nozes picadas (esqueci de colocar e olha que eu tinha em casa! Queria colocar amêndoas laminadas e também esqueci)
-4 maçãs fuji ou maçãs verdes (usei aquelas pequiticas da Turma da Mônica! Amo! Usei umas 6)
suco de 1/2 limão
-manteiga para untar

Como preparar?
- Preaquecer o forno a 180°C. Derreta a manteiga e reservar. Em uma tigela misture os ingredientes secos, a aveia, farinha de trigo, açúcar mascavo, uvas passas e as nozes, acrescente a manteiga derretida e misture com as mãos.
- Nesta parte eu fiz um pouco diferente, descasquei todas as maçãs e tirei as sementes. Metade delas fiz um purê (bati no mixer com suco de meio limão), o restante as maçã cortei em meia lua e reguei com o suco de limão pra elas não ficarem pretas.
- Untei uma forminha bem da fofinha e arrumei as fatias das maçãs, coloquei uma camadinha de purê e por último a farofinha.
- Cubri com papel-alumínio e levei ao forno por 10 minutos. Retirei o papel-alumínio e deixei assar por mais 5 minutos ou até que a crosta de aveia esteja dourada.

O jantar não saiu conforme eu tinha inicialmente planejado, mas ficou bem gostoso! rendeu pro almoço do dia seguinte! Tem coisa melhor?

Bjos, Glau

Um comentário:

Fazendo Dukan disse...

Estou adorando seu blog, seu trabalho é lindo!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin